SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número33Modos de subjetivação de jovens nas tramas do ambientalismo: uma análise psicopolíticaConfiabilidade e capacidade como conteúdos autoestereótipos da identidade nacional no Peru índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

SILVA, Aline Gomes da; RODRIGUES, Thais Christina do Lago  e  GOMES, Katia Varela. Adolescência, vulnerabilidade e uso abusivo de drogas: a redução de danos como estratégia de prevenção. Rev. psicol. polít. [online]. 2015, vol.15, n.33, pp. 335-354. ISSN 1519-549X.

O objetivo desse trabalho é uma reflexão sobre os resultados de uma pesquisa de Iniciação Científica, que teve por objetivo investigar os efeitos da abordagem da Redução de Danos sobre as escolhas e percepção de risco, em relação ao uso abusivo de drogas e conflitos vivenciados por adolescentes em situação de vulnerabilidade. A pesquisa foi realizada em uma instituição pública de ensino da região Sudeste no Estado de São Paulo, utilizando-se os princípios teóricos e técnicos dos Grupos Operativos de Pichon-Rivière. Os sujeitos da pesquisa foram 80 alunos entre 14 e 16 anos, a equipe pedagógica e os professores do ensino médio. Através da análise de conteúdos emergentes em situação de grupo, os principais temas trazidos foram: o conflito responsabilidade x divertimento/prazer; a falta de confiança dos adultos para com os adolescentes; a sexualidade; as drogas; o respeito e os estereótipos. A expressão livre dos adolescentes possibilitou maior adesão às propostas e possibilidade de reflexão, estimulada pela metodologia grupal, contribuindo com uma possível revisão de conceitos pré-estabelecidos.

Palavras-chave : Adolescência; Drogas; Vulnerabilidade; Redução de Danos; Grupos.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License