SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número34Discurso e identidad: la construción discursiva del Nordeste en la mídia paraibana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión impresa ISSN 1519-549X

Resumen

LOPES, Felipe Tavares Paes  y  CORDEIRO, Mariana Prioli. Futebol, massa e poder: reflexões sobre a "teoria do contágio". Rev. psicol. polít. [online]. 2015, vol.15, n.34, pp. 479-495. ISSN 1519-549X.

Neste artigo, discutimos os limites da teoria de Le Bon sobre o comportamento das multidões como ferramenta de análise científica da violência no futebol. Entre outras coisas, indicamos que tal violência pressupõe certa racionalidade, e não a falta dela. Também discutimos alguns dos possíveis efeitos políticosideológicos da referida teoria, tais como a denegação da culpa dos torcedores e agentes de segurança envolvidos em ações violentas, a negação da voz da massa torcedora e a legitimação da repressão policial e do controle social. Além disso, defendemos a pertinência de assumirmos outro olhar sobre o comportamento da massa, que considere seus aspectos positivos, como a capacidade de produzir estratégias de resistência ao chamado "futebol moderno".

Palabras clave : Futebol; Massa; Poder; Violência; Le Bon.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License