SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número34Futebol, massa e poder: reflexões sobre a "teoria do contágio"Concepções de conselheiros tutelares acerca da infância: interconexões entre risco e proteção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

LIMA, Edgley Duarte  e  OLIVEIRA FILHO, Pedro. Discurso e identidade: a construção discursiva do Nordeste na mídia paraibana. Rev. psicol. polít. [online]. 2015, vol.15, n.34, pp. 497-514. ISSN 1519-549X.

Este trabalho analisa as representações discursivas acerca do Nordeste Brasileiro na mídia paraibana, destacando as semelhanças e diferenças das representações atuais em relação às representações tradicionais que constituíram a identidade regional nordestina ao longo do século XX. Utilizamo-nos da técnica de Análise de Discurso desenvolvida pelos teóricos da Psicologia Social Discursiva. Foram analisadas as edições dominicais dos dois maiores jornais do Estado da Paraíba: Jornal da Paraíba e Correio da Paraíba, no período entre os meses de abril e julho do ano de 2012. Observou-se a presença recorrente de velhas imagens que associam o Nordeste a fenômenos como seca e subdesenvolvimento. Ao lado desses conteúdos, observou-se a emergência de novas representações que o apresentam como uma região em franco desenvolvimento econômico e social e como uma região produtora de conhecimento e tecnologia. Tais resultados mostram que a mídia paraibana constrói uma identidade nordestina multifacetada e contraditória.

Palavras-chave : Representações Discursivas; Identidade; Nordeste; Análise de Discurso; Psicologia Social Discursiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License