SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue34Discourse and identity: the discursive construction of the Northeast in the paraibana mediaConsumption of psychotropic medication on a female prison author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

Print version ISSN 1519-549X

Abstract

MALAQUIAS, Jessica Helena Vaz  and  PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Concepções de conselheiros tutelares acerca da infância: interconexões entre risco e proteção. Rev. psicol. polít. [online]. 2015, vol.15, n.34, pp. 515-529. ISSN 1519-549X.

O processo histórico da construção do lugar social da criança no Brasil pode ser entendido como permeado por ambivalências a respeito das concepções de criança e das políticas públicas voltadas a essa população no país. Tais concepções se materializam nas intervenções dos profissionais do Sistema de Garantia de Direitos. O objetivo deste trabalho consiste em apresentar como profissionais de instituições socioassistenciais compreendem a criança em situação de risco; problematizando-se as contradições presentes nos discursos dos atores sociais envolvidos. Por meio de entrevistas com conselheiros tutelares de uma região do Distrito Federal, empreendeu-se uma leitura crítica dos discursos dos profissionais, apontando-se sentidos construídos acerca da criança como sujeito da falta e à situação de risco como engendrada por famílias empobrecidas e negligentes para com os direitos básicos das crianças. Pontua-se que a emergência política das crianças na sociedade brasileira poderá acontecer via reformulações nos sentidos atribuídos pelos profissionais às crianças atendidas.

Keywords : Infância; Proteção; Política Pública; Risco; Conselho Tutelar.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License