SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número34Discurso e identidade: a construção discursiva do Nordeste na mídia paraibanaConsumo de medicação psicotrópica em uma prisão feminina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

MALAQUIAS, Jessica Helena Vaz  e  PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Concepções de conselheiros tutelares acerca da infância: interconexões entre risco e proteção. Rev. psicol. polít. [online]. 2015, vol.15, n.34, pp. 515-529. ISSN 1519-549X.

O processo histórico da construção do lugar social da criança no Brasil pode ser entendido como permeado por ambivalências a respeito das concepções de criança e das políticas públicas voltadas a essa população no país. Tais concepções se materializam nas intervenções dos profissionais do Sistema de Garantia de Direitos. O objetivo deste trabalho consiste em apresentar como profissionais de instituições socioassistenciais compreendem a criança em situação de risco; problematizando-se as contradições presentes nos discursos dos atores sociais envolvidos. Por meio de entrevistas com conselheiros tutelares de uma região do Distrito Federal, empreendeu-se uma leitura crítica dos discursos dos profissionais, apontando-se sentidos construídos acerca da criança como sujeito da falta e à situação de risco como engendrada por famílias empobrecidas e negligentes para com os direitos básicos das crianças. Pontua-se que a emergência política das crianças na sociedade brasileira poderá acontecer via reformulações nos sentidos atribuídos pelos profissionais às crianças atendidas.

Palavras-chave : Infância; Proteção; Política Pública; Risco; Conselho Tutelar.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License