SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue34Conceptions of guardianship board about childhood: interconnections between risk and protectionRecognition, complex equality and fight for rights to LGBT people through the decisions of the superior courts in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

Print version ISSN 1519-549X

Abstract

FIGUEIRO, Rafael de Albuquerque; DIMENSTEIN, Magda; ALVES, Delanno  and  MEDEIROS, Gerlândio. Consumo de medicação psicotrópica em uma prisão feminina. Rev. psicol. polít. [online]. 2015, vol.15, n.34, pp. 531-546. ISSN 1519-549X.

Esse estudo teve por objetivo mapear o uso de medicação psicotrópica em uma prisão feminina identificando os fatores associados ao uso dessas substâncias no contexto prisional. Foi aplicado um questionário em 92 das 110 mulheres atualmente reclusas. Detectou-se que 18,47% (17 detentas) delas fazem uso de medicação psicotrópica. Após essa etapa foram realizadas seis rodas de conversa com as detentas que fazem uso de medicação psicotrópica, visando aprofundar as análises sobre o uso dessas substâncias. Os resultados apontam que 58,8% (10) das mulheres passaram a fazer uso após a entrada na prisão. Identificou-se que o cotidiano da prisão, a dificuldade de assistência médico-psiquiátrica e a ausência de visitas/contato com a família são elementos centrais para compreender o uso de medicação psicotrópica pelas detentas. Por fim, ressalta-se a importância da atuação e construção de uma psicologia política de caráter interdisciplinar e a serviço de uma sociedade mais justa.

Keywords : Psicotrópicos; Mulheres; Prisões; Detenção Provisória; Saúde Mental.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License