SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número34Reconhecimento, igualdade complexa e luta por direitos à população LGBT através das decisões dos tribunais superiores no BrasilTrabalhadora e mãe: papéis, identidade, consciência política e democracia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

GUILHERME; FELIPE  e  ANA CLAUDIA. Institucionalização e descentralização do movimento LGBT no Brasil. Rev. psicol. polít. [online]. 2015, vol.15, n.34, pp. 563-585. ISSN 1519-549X.

Com a Constituição Federal de 1988 e a redemocratização do Estado, fundamentados, sobretudo, por princípios democráticos e pela descentralização federativa, surge uma dinamização no modo de formular e gerenciar políticas públicas no país. Neste momento, grupos do movimento LGBT passam a se estruturar fortemente no formato de organizações não governamentais estabelecendo uma atuação ambígua ao mesmo tempo em que se colocam como movimento social e prestadores de serviços públicos. O objetivo deste trabalho é revisitar a construção e institucionalização do movimento LGBT no Brasil, evidenciando a descentralização de canais de participação institucional voltados para o setor LGBT por meio da análise da criação da ONG Visibilidade LGBT, a realização de Paradas e instituição do tripé da cidadania LGBT na cidade de São Carlos.

Palavras-chave : Descentralização; Institucionalização; Movimento LGBT; ONGs; Políticas Públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License