SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número34Institucionalização e descentralização do movimento LGBT no BrasilNarrativas do silêncio: movimento da luta antimanicomial, psicologia e política índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

PUCCINI, Beatriz Cicala; ARON, Mariana Luzia  e  SANTIAGO, Evelyn Barreto. Trabalhadora e mãe: papéis, identidade, consciência política e democracia. Rev. psicol. polít. [online]. 2015, vol.15, n.34, pp. 587-597. ISSN 1519-549X.

Diante da complexidade da vida da mulher contemporânea, levantou-se algumas questões sobre os principais conflitos que surgem da conjunção entre trabalho e maternidade. A maior inclusão da mulher no mercado de trabalho - e sua ascensão a cargos antes exclusivamente masculinos - aponta para o reconhecimento de suas competências laborais, mas desconsidera inteiramente a peculiaridade da sua condição em relação ao trabalhador homem, que não vivencia em seu corpo as transformações impostas pela geração de uma família, e não desempenha com a mesma responsabilidade o cuidado com a prole. A partir de uma breve revisão bibliográfica sobre maternidade e trabalho feminino, observou-se a persistência de representações enaltecedoras da maternidade, que pressionam as mulheres para que sejam mães enquanto trabalham - apesar das condições adversas que tornam penosa essa conciliação - e recriminam a escolha por uma destas vivências: a maternidade exclusiva ou o trabalho como prioridade integral, que não inclua o projeto de maternidade. Apontou-se a importância desse debate para o fortalecimento das políticas trabalhistas como proposição objetiva rumo à equidade de gênero na sociedade atual.

Palavras-chave : Trabalhadora; Maternidade; Identidade; Consciência Política; Democracia.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License