SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número34Trabalhadora e mãe: papéis, identidade, consciência política e democraciaDe oprimido a bon vivant: trajetória do administrador brasileiro segundo a publicidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

MACHADO, Pâmela de Freitas; HELENA BEATRIZ  e  HERNANDEZ, Aline Reis Calvo. Narrativas do silêncio: movimento da luta antimanicomial, psicologia e política. Rev. psicol. polít. [online]. 2015, vol.15, n.34, pp. 599-616. ISSN 1519-549X.

Este trabalho associa práticas profissionais no campo da psicologia e da saúde mental coletiva, tendo em vista pressupostos da pesquisa histórica. Neste sentido, buscou-se compreender como os (as) psicólogos (as) militantes da Reforma Psiquiátrica do Rio Grande do Sul constituíram suas trajetórias e como formularam noções de política, tendo em vista as experiências desenhadas no decorrer de suas trajetórias no campo da saúde mental. Realizou-se uma pesquisa qualitativa na qual se coletou e analisou narrativas de profissionais da área que participaram nas décadas de 1980 e 1990 do Movimento da Luta Antimanicomial no estado. A partir das análises das narrativas, e através do método proposto por Shutze, emergiram dimensões que transversalizaram as narrativas individuais e constituíram uma possível trajetória coletiva. A articulação dos achados com o pensamento de Hannah Arendt, ressaltou a importância da discussão acerca das relações entre política e psicologia.

Palavras-chave : Movimento da Luta Antimanicomial; Saúde Mental; Psicologia; Política; Psicologia Política.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License