SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número34Narrativas do silêncio: movimento da luta antimanicomial, psicologia e políticaContribuições do pensamento decolonial à psicologia política índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

JAYO, Martin; RODRIGUES, Andrea Leite  e  MENDES, Silma Ramos Coimbra. De oprimido a bon vivant: trajetória do administrador brasileiro segundo a publicidade. Rev. psicol. polít. [online]. 2015, vol.15, n.34, pp. 617-645. ISSN 1519-549X.

Com base no referencial teórico e metodológico da Análise do Discurso, e em especial nos conceitos de ethos discursivo e cenografia, tomados de Dominique Maingueneau, a pesquisa examinou a publicidade dirigida ao administrador brasileiro ao longo de 50 anos, entre 1961 e 2010, nas páginas de um conjunto de revistas especializadas editadas em São Paulo. O objetivo consistiu em identificar quais imagens do administrador aparecem construídas pelo discurso publicitário. A análise permitiu traçar quatro perfis estilizados, que se sucedem no tempo e compõem uma periodização. Os quatro perfis foram então discutidos à luz da história da administração e das práticas de gestão de pessoas no Brasil.

Palavras-chave : Administrador de empresa; Atitudes no trabalho; Gestão de Pessoas; Publicidade; Análise do Discurso.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License