SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número35Una psicología feminista brasileña? En destaque, desaparición y posición periférica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión impresa ISSN 1519-549Xversión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

MENDONCA, Gabriel Silveira; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de  y  GUZZO, Raquel Souza Lobo. O conceito de ideologia na psicologia social de Martín-Baró. Rev. psicol. polít. [online]. 2016, vol.16, n.35, pp. 17-33. ISSN 1519-549X.

Este artigo discute o conceito de ideologia nas formulações do psicólogo social espanhol-salvadorenho Martín-Baró, tendo como referência um de seus principais livros: Acción e Ideología, de 1983. Após uma breve contextualização histórica da obra do autor e das circunstancias em que escreve o referido livro, analisamos o conceito de ideologia, suas articulações com as classes sociais e função social. Há na obra do autor duas acepções do conceito; uma que é sinônimo de visão de mundo e, outra, mais elaborada, de falsa consciência que encobre e oculta os determinantes sociais segundo os interesses da classe dominante. Deste último significado, Martín-Baró afirma que a ideologia fomenta nas classes dominadas uma consciência alienada que as impede de compreender sua realidade e de serem sujeitos de sua própria história. Essa compreensão de ideologia e alienação conduz o autor à proposição da conscientização como aporte político da psicologia para enfrentar essas barreiras psicossociais que produzem sofrimento e obstruem o desenvolvimento e libertação das camadas populares.

Palabras clave : Ideologia; Martín-Baró; Psicologia Social.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License