SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número35O conceito de ideologia na psicologia social de Martín-BaróNenhuma mulher será livre até que todas as mulheres sejam livres: um olhar sobre o conflito israelense-palestino sob o prisma feminista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

SALDANHA, Marília  e  NARDI, Henrique Caetano. Uma psicologia feminista brasileira? Sobre destaque, apagamento e posição periférica. Rev. psicol. polít. [online]. 2016, vol.16, n.35, pp. 35-52. ISSN 1519-549X.

Este ensaio busca pensar o encontro de determinadas psicologias com vertentes do feminismo numa perspectiva arquegenealógica foucaultiana e refletir sobre o que algumas autoras têm denominado psicologia feminista no campo acadêmico brasileiro. Para tal, foi feita uma revisão não-sistemática em revistas feministas, de psicologia e em algumas bases de dados. O material encontrado se resume em 27 artigos, uma dissertação e uma tese que foram analisadas com base na proposta Foucaultiana que toma os discursos na sua exterioridade e busca suas condições de possibilidade. Esta perspectiva não está interessada em verdades ou em psicologias mais "verdadeiras" que outras e sim em se referir aos discursos constitutivos destas práticas enquanto produções históricas. Neste ensaio nos restringiremos a analisar: quatro artigos, uma dissertação e uma tese de modo a contemplar tanto as conceituações sobre psicologia e psicoterapia feminista quanto seu destaque, apagamento e posição periférica no corpus da produção acadêmica.

Palavras-chave : Psicologia feminista; Gênero; Psicoterapia feminista; Violência; mulheres.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License