SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número35Uma psicologia feminista brasileira? Sobre destaque, apagamento e posição periféricaHomofobia na Escola: algumas posições assumidas por instituições de Psicologia no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

BARKAY, Rafaela. Nenhuma mulher será livre até que todas as mulheres sejam livres: um olhar sobre o conflito israelense-palestino sob o prisma feminista. Rev. psicol. polít. [online]. 2016, vol.16, n.35, pp. 53-70. ISSN 1519-549X.

Neste artigo tenciono me debruçar sobre a atuação de grupos feministas israelenses que incluíram em sua agenda uma plataforma anti-ocupação dos Territórios Palestinos. Partindo de uma breve contextualização histórica, focalizarei na diferenciação de determinadas iniciativas de cunho político em relação a um modelo feminista centrado em questões relativas à mulher, no entanto descolado da paisagem do conflito israelensepalestino. Ao problematizar a atuação destes grupos, pretendo explorar possibilidades de diálogo entre as populações israelense e palestina a partir de uma perspectiva feminista que tenha como foco o trabalho colaborativo e igualitário na construção de uma realidade comum.

Palavras-chave : Feminismo; Diálogo; Conflito Israelense-Palestino; Reconciliação; Resolução de Conflitos.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License