SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número35Nenhuma mulher será livre até que todas as mulheres sejam livres: um olhar sobre o conflito israelense-palestino sob o prisma feministaJuventude (des)politizada? Ampliando perspectivas no olhar à participação política juvenil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

ALMEIDA, Hélen Rimet Alves de; MAIA, Luciana Maria  e  CHAVES, Hamilton Viana. Homofobia na Escola: algumas posições assumidas por instituições de Psicologia no Brasil. Rev. psicol. polít. [online]. 2016, vol.16, n.35, pp. 71-85. ISSN 1519-549X.

Homofobia é o termo usado para caracterizar qualquer tipo de discriminação dirigida a homossexuais, devendo ser analisada nos contextos sociais em que ocorre. O objetivo deste artigo é analisar as possíveis contribuições da psicologia relativas à homofobia na escola, considerando publicações online de entidades de Psicologia e, a partir desse material, discutir as contribuições para o enfrentamento dessa problemática, em especial quando ocorre no contexto escolar. Para tanto, realizamos uma análise documental partindo de publicações de entidades da psicologia como ciência e profissão, disponíveis em sites de cinco instituições de psicologia no Brasil entre os anos de 2010 e 2015. Os resultados sugerem que, apesar do desenvolvimento de campanhas e articulações de entidades de psicologia sobre a homofobia na escola, ainda há muito por fazer nesse campo.

Palavras-chave : Homofobia; Escola; Psicologia Política; Instituições; Homofobia na Escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License