SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número36O Adolescente em Situação de Ofensa Sexual: proteção e responsabilização para evitar a reincidênciaOs Processos de Discussão de Redução da Maioridade Penal no Brasil e no Uruguai: as influências da mídia e da sociedade civil organizada na opinião pública índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

FERNANDES, Grazielli; YUNES, Maria Angela Mattar  e  FINKLER, Lirene. Percepções de Adolescentes Escolares sobre as Relações entre Violência Doméstica e Bullying. Rev. psicol. polít. [online]. 2016, vol.16, n.36, pp. 153-168. ISSN 1519-549X.

Este estudo teve por objetivo conhecer a percepção de adolescentes de uma escola pública municipal da região metropolitana do Rio Grande do Sul sobre as relações entre violência doméstica e bullying. Trata-se de um estudo qualitativo que teve por base metodológica a Entrevista Reflexiva. Por meio de duas etapas anteriores, foram selecionados como participantes oito estudantes que declararam sofrer violência doméstica e serem autores e/ou alvos de bullying. Resultados indicaram que os adolescentes percebem a associação entre os microssistemas escola e família diante das vivências de violências. Sendo vítimas de violência doméstica, alguns tornam-se alvos de bullying, pois demonstram fragilidade; outros, autores, por seguirem os exemplos negativos ou direcionarem a raiva a colegas. Estes achados destacam a necessidade de se implementarem projetos de intervenção e políticas públicas de combate a essas violências, que associem escolas e famílias.

Palavras-chave : Puberdade; Violência na Família; Bullying; Risco; Experiências de Vida.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License