SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue36The Discussion Processes of Legal Age Reduction in Brazil and Uruguay: the influences of the media and organized civil society in public opinionThe Entrepreneur in the Age of Precarious Work: relations between entrepreneurship and precariousness on work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

Print version ISSN 1519-549XOn-line version ISSN 2175-1390

Abstract

BORGES, Livia de Oliveira et al. Dia Nacional de Lutas: pelas mídias e pelos sindicalistas trabalhistas. Rev. psicol. polít. [online]. 2016, vol.16, n.36, pp. 185-206. ISSN 1519-549X.

A pesquisa teve o objetivo de compreender o evento Dia Nacional de Lutas de julho de 2013 como expressão do sindicalismo trabalhista brasileiro, a partir do olhar da mídia e dos próprios sindicalistas. Aquele evento foi programado sob o clima político criado pela onda de protestos populares do mês antecedente. Realizamos pesquisa documental de reportagens em jornais diários e mídias eletrônicas e entrevistamos dois dirigentes sindicais. Aplicamos análise de conteúdo e identificamos quatro categorias sobre a mobilização: Motivos, Organização, Resultados e Avaliação do Movimento. Acerca dos Motivos e da Organização, as divergências entre os resultados das análises referentes às reportagens e às entrevistas dos dirigentes sindicais são menores, enquanto se acentuam quando se trata dos Resultados e Avaliação do Movimento. No conjunto, os resultados indicaram que o Dia Nacional de Luta expressou um momento de empoderamento do movimento sindical, voltando-se para os interesses mais amplos de todos os cidadãos.

Keywords : Relações de Trabalho; Análise de Conteúdo; Sindicalismo; Manifestações Sociais; Empoderamento.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License