SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue36The Entrepreneur in the Age of Precarious Work: relations between entrepreneurship and precariousness on work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

Print version ISSN 1519-549XOn-line version ISSN 2175-1390

Abstract

MACHADO, Fabiane Konowaluk Santos; GIONGO, Carmem Regina  and  MENDES, Jussara Maria Rosa. Terceirização e Precarização do Trabalho: uma questão de sofrimento social. Rev. psicol. polít. [online]. 2016, vol.16, n.36, pp. 227-240. ISSN 1519-549X.

A precarização do trabalho se apresenta como um processo multidimensional de institucionalização da instabilidade, caracterizado pelo crescimento de diferentes formas de precariedade e de exclusão. Ela se apoia na diminuição dos custos de produção a partir da flexibilização do trabalho, que se instaura pela via da precarização do emprego e da precarização do trabalho. Diante disso, o presente artigo possui o objetivo de problematizar os processos de precarização do trabalho como propulsores do sofrimento social. Concluiu-se que o cenário de terceirização e de destituição de direitos produz importantes efeitos sobre a saúde mental do trabalhador, podendo se manifestar através do sofrimento social.

Keywords : Sofrimento; Precarização; Saúde Mental; Trabalho; Terceirização.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License