SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número37La Salud como Potencia de Acción: un análisis del colectivo y de Comuna del Movimiento de los Trabajadores Rurales Sin Tierra (MST) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión impresa ISSN 1519-549Xversión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

FERNANDES, Saulo Luders; ZAKABI, Denise  y  CALEGARE, Marcelo Gustavo Aguilar. Humilhação social e contextos rurais: discussões a partir de pesquisas em três comunidades rurais. Rev. psicol. polít. [online]. 2016, vol.16, n.37, pp. 287-303. ISSN 1519-549X.

Neste trabalho temos por objetivo refletir sobre questões psicossociais relacionadas à humilhação social em diferentes contextos rurais, por meio da discussão comum a três experiências de pesquisa distintas em diferentes comunidades rurais. O primeiro trabalho apresenta relatos de humilhação social vividos pelos moradores de um quilombo no agreste de Alagoas nos atendimentos de saúde. O segundo relato traz experiências de humilhação social por jovens em um assentamento agrário no litoral do Ceará. O terceiro relato aborda a humilhação social de moradores de comunidades ribeirinhas do Amazonas ao ir à cidade em busca de serviços urbanos. As discussões dos elementos comuns a estas pesquisas contribuem para compreender como a humilhação social, enquanto fenômeno psicopolítico, manifesta-se em diferentes contextos rurais. Como conclusão, aponta-se a necessidade de romper com o fatalismo, fortalecer as lutas por direitos e refletir sobre os modos de enfrentamento político dessas comunidades frente ao sofrimento vivido.

Palabras clave : Humilhação; Psicologia Política; Processos Sociais; Ambientes Rurais; Discriminação Social.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License