SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número37Humilhação social e contextos rurais: discussões a partir de pesquisas em três comunidades ruraisDisjuntivos Ambientais e Políticas dos Camponeses Paperos no Páramo de Cortadera em Boyacá-Colômbia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

SOUZA, Ana Silvia Ariza de  e  SAWAIA, Bader Burihan. A Saúde como Potência de Ação: uma análise do coletivo e de Comuna do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Rev. psicol. polít. [online]. 2016, vol.16, n.37, pp. 305-320. ISSN 1519-549X.

O texto apresenta resultados de pesquisa ação participante com o objetivo de colaborar com os esforços do MST na promoção da saúde de seus trabalhadores. A perspectiva de saúde adotada é a da totalidade dialético-materialista, ressaltando a sua dimensão ético política, cujo norte é a concepção espinosista de potência de vida. O foco da pesquisa são as afecções sofridas em uma "Comuna da Terra" do MST. Foram realizadas 49 entrevistas e elaborado diário de campo. Uma unidade de sentido se destacou na análise desses registros: a relação entre saúde e terra, seguida da organização comunitária e ações políticas. A não regularização da terra gera sofrimento psicossocial continuado, um conjunto de prejuízos individuais e coletivos que impedem o desenvolvimento de vínculos comunitários e a expansão da saúde. Ressalta-se o risco da maioria relegar o cuidado de si, com um corpo que clama por atenção.

Palavras-chave : Psicologia Social Sócio-histórica; Pesquisa-Ação-Participante; Saúde na Perspectiva Ético-Política; MST; Potência de Ação.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License