SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número37A Saúde como Potência de Ação: uma análise do coletivo e de Comuna do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)Experiências e Boas Práticas de Equidade de Gênero no Programa de Inovação Agropecuária Local na Província de Granma, Cuba índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

MUNERA, José Roberto Álvarez  e  PINA, Juan Carlos Barreto. Disjuntivos Ambientais e Políticas dos Camponeses Paperos no Páramo de Cortadera em Boyacá-Colômbia. Rev. psicol. polít. [online]. 2016, vol.16, n.37, pp. 321-334. ISSN 1519-549X.

Este artigo expõe a posição política de uma comunidade rural localizada no páramo De Cortadera (Boyacá, Colômbia), que se refere às explicações atribuídas às práticas relacionadas com o uso dos recursos naturais que lhes permite a configuração de lotes onde realizam o trabalho agropecuário, especialmente culturas de batata (solanum tuberosum) tipo Tuquerreña, com um mercado regional e nacional para manter a produção. O estudo é qualitativo e utiliza instrumentos etnográficos, como a observação participante e a entrevista semiestruturada, para compreender as práticas desenvolvidas pelos camponeses desde a metade do século XX. Estas são enquadradas em um contexto sócio-histórico da cultura da batata na província Centro de Boyacá e em políticas que visam a preservação de ecossistemas de alta montanha equatorial - páramo, frente à pressão do livre mercado para criar condições de competitividade.

Palavras-chave : Batata; Camponeses; Província Centro de Boyacá; Trabalhos Agropecuários; Ecossistemas de Páramo.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License