SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número37Disjuntivos Ambientais e Políticas dos Camponeses Paperos no Páramo de Cortadera em Boyacá-ColômbiaFortalecimento Institucional dos Processos Associativos Rurais no Uruguai: modelos de desenvolvimento, grupalidade e organizações do trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

CHAVEZ, Haydelín Rosa Rodríguez  e  LANDINI, Fernando. Experiências e Boas Práticas de Equidade de Gênero no Programa de Inovação Agropecuária Local na Província de Granma, Cuba. Rev. psicol. polít. [online]. 2016, vol.16, n.37, pp. 335-347. ISSN 1519-549X.

Este artigo apresenta os resultados do Programa de Inovação Agropecuária Local (PIAL) que contribuíram a melhorar os índices de equidade de gênero em contextos rurais da província de Granma, na região oriental de Cuba, onde o programa atua em três municípios. Os resultados foram obtidos a partir da realização de oficinas de diagnóstico e sensibilização de gênero, e de capacitações em resposta às demandas de aprendizagem identificadas nos diagnósticos. O trabalho realizado pelo PIAL permitiu que as mulheres camponesas lograssem o reconhecimento familiar e comunitário, sensibilização em espaços familiares e laborais, emprego, chefia e empoderamento feminino. Isto levou a uma melhoria de renda da família, com um grande aporte econômico por parte das mulheres.

Palavras-chave : Gênero; Empoderamento; Inovação Local; Desenvolvimento Rural; Cuba.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License