SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número37Experiências e Boas Práticas de Equidade de Gênero no Programa de Inovação Agropecuária Local na Província de Granma, CubaUma Abordagem ao Conceito Comunidade Rural em Psicologia Comunitária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

FAJARDO, Daniel González. Fortalecimento Institucional dos Processos Associativos Rurais no Uruguai: modelos de desenvolvimento, grupalidade e organizações do trabalho. Rev. psicol. polít. [online]. 2016, vol.16, n.37, pp. 349-365. ISSN 1519-549X.

Este artigo busca contribuir para a discussão sobre fortalecimento institucional dos processos associativos rurais no Uruguai. Desde 1990 os governos uruguaios trabalharam para fortalecer este setor de produção através de várias políticas que vão ter continuidade até a atualidade. Neste sentido, é necessário perguntar-se: como se busca fortalecer a institucionalidade dos processos associativos? E como estas políticas públicas afetam as organizações? Para responder a esses questões, realizou-se uma abordagem territorial das ruralidades e da Psicologia das Organizações e o Trabalho (POT). O convite também é fazer um recorrido através de mais de duas décadas de políticas orientadas a apoiar os processos associativos dos produtores familiares e assalariados, levando em consideração os aspectos macro-políticos, econômicos e sociais que afetam o agro uruguaio.

Palavras-chave : Psicologia; Ruralidades; processos associativos; grupalidade; Organizações do Trabalho.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License