SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número38Ideologia da punição, penalização e criminalização em políticas de combate a violações de direitos: paradoxos das lutas por reconhecimento e direitos humanos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

HUR, Domênico Uhng  e  SABUCEDO, José Manuel. Psicologia Política no Brasil: análise bibliométrica sobre sua revista. Rev. psicol. polít. [online]. 2017, vol.17, n.38, pp. 07-34. ISSN 1519-549X.

Em 2015 a Revista Psicologia Política (RPP) completou quinze anos de existência, com 34 números e 319 artigos e resenhas. O objetivo deste artigo é conhecer a produção acadêmica da RPP para discutir os temas pesquisados e o perfil dos autores. Realizamos uma análise bibliométrica, quantitativa e descritiva, sobre todos os artigos publicados. O perfil do autor da RPP é eminentemente feminino, com formação em Psicologia, vinculado a Instituições públicas e da região sudeste. Os temas pesquisados são muito variados, assim como os métodos e referenciais teóricos, afastando-se das questões clássicas da Psicologia Política dos Estados Unidos e da Europa. O compromisso ético-político da Psicologia foi um dos eixos comuns encontrados. Entretanto, consideramos ser de importância a produção de um denominador comum mais consistente à área.

Palavras-chave : Psicologia Política; Análise bibliométrica; História da Psicologia; Revista Psicologia Política; Brasil.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License