SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número38Psicologia Política no Brasil: análise bibliométrica sobre sua revistaOs Becos sem Saída do Debate Sobre Segurança Pública: Notas Sobre o Fetiche do Estado Penal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

SANTOS, Maria Fernanda Cardoso. Ideologia da punição, penalização e criminalização em políticas de combate a violações de direitos: paradoxos das lutas por reconhecimento e direitos humanos. Rev. psicol. polít. [online]. 2017, vol.17, n.38, pp. 35-43. ISSN 1519-549X.

O objetivo deste trabalho é refletir sobre a lógica punitiva no contexto das lutas por reconhecimento e direitos humanos. Pergunta-se pelas condições que possibilitam essa articulação entre o discurso dos direitos humanos, que critica a lógica punitiva, e o uso da punição aos violadores. Partiremos dos estudos de Nietzsche, Foucault e Wacquant acerca da ideologia da punição, penalização e criminalização, para relacioná-los a produções (sobretudo de autores brasileiros) da área da criminologia que abordam e questionam esses paradoxos. Aponta-se como uma das reflexões decorrentes do estudo que, na atualidade, as lutas e os movimentos sociais do campo dos direitos humanos estão em crescente judicialização, decorrente desta lógica que criminaliza as violações, colocando-as no campo estatal, judiciário e policial.

Palavras-chave : Ideologia; lógica punitiva; sistema prisional; direitos humanos; lutas por reconhecimento.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License