SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número38La ideología del castigo, penalización y criminalización en políticas de combate contra la violación de derechos: paradojas de las luchas por reconocimiento y derechos humanos"¿Se me llaman madre?": Maternidad y separación en la cárcel índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión impresa ISSN 1519-549Xversión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

MIRANDA, Gabriel  y  PAIVA, Ilana Lemos de. Os Becos sem Saída do Debate Sobre Segurança Pública: Notas Sobre o Fetiche do Estado Penal. Rev. psicol. polít. [online]. 2017, vol.17, n.38, pp. 44-56. ISSN 1519-549X.

Os objetivos do presente estudo consistem em problematizar os riscos e limitações de um debate sobre segurança pública que desconsidera as dimensões econômicas, políticas e sociais, e discutir, ainda que de modo introdutório, as variáveis que contribuem para que haja uma sobrerrepresentação de jovens pobres e negros nas estatísticas sobre as vítimas letais de ações decorrentes de intervenção policial e nos dados acerca dos sujeitos que compõem as instituições penais de privação de liberdade. Para a construção deste ensaio, foram realizadas análises de documentos e bancos de dados, que forneceram dados quantitativos secundários, vitais para fornecer solidez aos argumentos desenvolvidos ao longo do artigo. Destaca-se, como apontamentos iniciais, que as prisões, a atuação da polícia militar e as práticas de linchamentos constituem-se como inefetivas para atuar na redução dos índices de criminalidade e violência urbana, entretanto cumprem a função de criminalizar os setores mais pauperizados da classe trabalhadora.

Palabras clave : Estado penal; Polícia; Racismo; Juventude; Segurança pública.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License