SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número38Pobreza e políticas sobre drogas: documentos de vigilância e tecnificaçãoHormônios atuando controvérsias: produção e proteção de riscos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

JANSEN, Mabel; MEYER, Dagmar E Estermann  e  FELIX, Jeane. Mulheres usam substâncias psicoativas? Atravessamentos de gênero na política de redução de danos no Brasil. Rev. psicol. polít. [online]. 2017, vol.17, n.38, pp. 90-104. ISSN 1519-549X.

O presente artigo se desdobra de uma investigação articulada a um projeto de pesquisa multifocal e interinstitucional mais amplo, que problematiza interfaces entre gênero e políticas públicas de inclusão social no Brasil, considerando a proposta da transversalização de gênero assumida pelo governo brasileiro desde 2004. Desdobra-se também de uma dissertação de mestrado defendida em 2016, que teve por objetivo analisar as posições de sujeito usuário/a (re)produzidas pelos documentos que compõem algumas políticas de drogas no Brasil. Inscreve-se na perspectiva dos Estudos de Gênero e dos Estudos Culturais pós-estruturalistas e examina a proposta de Redução de Danos (RD) implementada no Brasil, tomando como referência um conjunto de documentos oficiais que a definem e normatizam. Operando com a análise cultural, foi possível descrever e problematizar modos pelos quais o gênero atravessa e dimensiona o que, nos documentos analisados, se representa como sujeito usuário de substâncias psicoativas (SPA) e o que se recomenda como cuidado a esses sujeitos na área da saúde mental, mais especificamente álcool e outras drogas. Aqui, abordam-se duas dimensões da análise realizada, quais sejam: a essencialização (biológica e cultural) de gênero que persiste nas representações de sujeito usuário/a de SPA e o processo de vigilância dos corpos de mulheres (sobretudo no que se refere ao exercício da sexualidade e da saúde reprodutiva) que tais representações sustentam.

Palavras-chave : Políticas públicas; Álcool e outras drogas; Redução de danos; Gênero; Pós-estruturalismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License