SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue38Women use psychoactive substances? Gender crossing in Brazil's harm reduction policySocial Control in the Health Unic System: meanings of participation, political power and Participative Democracy - a case study from the perspective of Political Psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

Print version ISSN 1519-549XOn-line version ISSN 2175-1390

Abstract

SAMPAIO, Juliana Vieira  and  MEDRADO, Benedito. Hormônios atuando controvérsias: produção e proteção de riscos. Rev. psicol. polít. [online]. 2017, vol.17, n.38, pp. 105-120. ISSN 1519-549X.

Os hormônios, compreendidos como produtos e como parte de processos que produzem dinâmicas humanas, têm agenciado inúmeras práticas na nossa sociedade, inclusive práticas de risco. Apresentamos neste artigo análises sobre como essas substâncias aparecem no discurso biomédico seja como protetoras de risco, seja como potencializadoras ou produtoras de risco. O corpus empírico desta pesquisa se configurou a partir de 34 vídeos veiculados pela industria farmacêutica Bayer, disponíveis em seu canal do YouTube. Para o desenvolvimento dessas análises, realizamos um exercício inspirado na cartografia de controvérsias, proposto por Bruno Latour. Concluímos que a administração dos hormônios se configura como tentativa de controle do futuro, mas também como tecnologia de controle e gestão dos corpos, engendrando uma série de práticas que institucionalizam determinados modos de subjetivação.

Keywords : Hormônios; Risco; Modos de Subjetivação; Controvérsias; Atuantes.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License