SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número38Mujeres usan substancias psicoactivas? Atravesamientos de género en la política de reducción de daños en BrasilControl Social en el Sistema Unico de Salud (SUS): sentidos de la participación, poder político y Democracia Participativa - un estudio de caso en la perspectiva de la Psicología Política índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión impresa ISSN 1519-549Xversión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

SAMPAIO, Juliana Vieira  y  MEDRADO, Benedito. Hormônios atuando controvérsias: produção e proteção de riscos. Rev. psicol. polít. [online]. 2017, vol.17, n.38, pp. 105-120. ISSN 1519-549X.

Os hormônios, compreendidos como produtos e como parte de processos que produzem dinâmicas humanas, têm agenciado inúmeras práticas na nossa sociedade, inclusive práticas de risco. Apresentamos neste artigo análises sobre como essas substâncias aparecem no discurso biomédico seja como protetoras de risco, seja como potencializadoras ou produtoras de risco. O corpus empírico desta pesquisa se configurou a partir de 34 vídeos veiculados pela industria farmacêutica Bayer, disponíveis em seu canal do YouTube. Para o desenvolvimento dessas análises, realizamos um exercício inspirado na cartografia de controvérsias, proposto por Bruno Latour. Concluímos que a administração dos hormônios se configura como tentativa de controle do futuro, mas também como tecnologia de controle e gestão dos corpos, engendrando uma série de práticas que institucionalizam determinados modos de subjetivação.

Palabras clave : Hormônios; Risco; Modos de Subjetivação; Controvérsias; Atuantes.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License