SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número38Mulheres usam substâncias psicoativas? Atravessamentos de gênero na política de redução de danos no BrasilControle Social no Sistema Único de Saúde: sentidos da participação, poder político e Democracia Participativa - um estudo de caso na perspectiva da Psicologia Política índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

SAMPAIO, Juliana Vieira  e  MEDRADO, Benedito. Hormônios atuando controvérsias: produção e proteção de riscos. Rev. psicol. polít. [online]. 2017, vol.17, n.38, pp. 105-120. ISSN 1519-549X.

Os hormônios, compreendidos como produtos e como parte de processos que produzem dinâmicas humanas, têm agenciado inúmeras práticas na nossa sociedade, inclusive práticas de risco. Apresentamos neste artigo análises sobre como essas substâncias aparecem no discurso biomédico seja como protetoras de risco, seja como potencializadoras ou produtoras de risco. O corpus empírico desta pesquisa se configurou a partir de 34 vídeos veiculados pela industria farmacêutica Bayer, disponíveis em seu canal do YouTube. Para o desenvolvimento dessas análises, realizamos um exercício inspirado na cartografia de controvérsias, proposto por Bruno Latour. Concluímos que a administração dos hormônios se configura como tentativa de controle do futuro, mas também como tecnologia de controle e gestão dos corpos, engendrando uma série de práticas que institucionalizam determinados modos de subjetivação.

Palavras-chave : Hormônios; Risco; Modos de Subjetivação; Controvérsias; Atuantes.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License