SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número38Hormônios atuando controvérsias: produção e proteção de riscosDa Saúde Pública à homofobia: spillover e as transformações nas reivindicações do movimento LGBT em interações com o Estado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

SOUZA, Telma Regina de Paula. Controle Social no Sistema Único de Saúde: sentidos da participação, poder político e Democracia Participativa - um estudo de caso na perspectiva da Psicologia Política. Rev. psicol. polít. [online]. 2017, vol.17, n.38, pp. 121-140. ISSN 1519-549X.

Este estudo aborda a participação da sociedade civil na representação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Conselho Municipal de Saúde (CMS) em Piracicaba. Os objetivos da pesquisa se concentram em compreender os sentidos da participação dos usuários do SUS no CMS, e os sentidos das ações do CMS nas formulações da política pública de saúde no município de Piracicaba. A metodologia foi qualitativa, pois buscamos a compreensão dos sentidos e dos significados da participação social no contexto estudado. Os procedimentos usados para a coleta de dados foram: (a) observação das reuniões ordinárias e extraordinárias do CMS e das reuniões do grupo executivo do CMS, (b) entrevistas semidirigidas com os representantes dos usuários e demais membros do grupo executivo do CMS. Na análise interpretativa dos dados, destacamos os limites da participação da sociedade civil em uma Instituição Participativa (CMS), o que permitiu problematizar a Democracia Participativa no Estado brasileiro.

Palavras-chave : Controle social; participação social; Sistema Único de Saúde; psicologia política.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License