SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número38Da Saúde Pública à homofobia: spillover e as transformações nas reivindicações do movimento LGBT em interações com o EstadoA configuração das práticas de cuidado da saúde mental juvenil em Medellín e Porto Alegre: uma narrativa de si índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

FERREIRA NETO, João Leite  e  KIND, Luciana. Produção da saúde e de subjetividades em narrativas de usuários do SUS. Rev. psicol. polít. [online]. 2017, vol.17, n.38, pp. 166-180. ISSN 1519-549X.

O artigo discute posicionamentos participativos na trajetória da vida e do cotidiano de usuários do SUS, considerados por suas equipes de saúde da família como "ativos, críticos, envolvidos e solidários", conforme se menciona na Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), identificando processos de subjetivação relacionados à produção da saúde. Foram entrevistados usuários de cada um dos nove distritos sanitários do município de Belo Horizonte, indicados por equipes de Saúde da Família, sendo realizadas duas entrevistas com cada usuário, uma não estruturada e outra acompanhando os temas das ações propostas pela Política. A análise dos dados deu ênfase aos aspectos narrativos das entrevistas. Identifica-se uma pluralidade de percursos na emergência de modos de subjetivação. Ressalta-se a importância da proximidade com o SUS, como elemento que fortalece a produção da saúde e de subjetividades.

Palavras-chave : Participação cidadã; Sistema Único de Saúde, Estratégia Saúde da Família; Promoção da saúde; Narrativas pessoais.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License