SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue38The production of health and subjectivities in SUS users narratives author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

Print version ISSN 1519-549XOn-line version ISSN 2175-1390

Abstract

BOTERO, Jose Camilo Suaza  and  ROCHA, Cristianne Famer. A configuração das práticas de cuidado da saúde mental juvenil em Medellín e Porto Alegre: uma narrativa de si. Rev. psicol. polít. [online]. 2017, vol.17, n.38, pp. 181-195. ISSN 1519-549X.

O artigo reflete sobre as maneiras de produção da saúde mental juvenil, desde uma visão coletiva, sistêmica e interdisciplinar, nas cidades de Medellín (Colômbia) e Porto Alegre (Brasil). O objetivo foi compreender como se configuram as práticas de cuidado da saúde mental de jovens nos cenários das duas cidades. A narrativa de si foi a perspectiva metodológica utilizada e o processo analítico compreendeu o arco hermenêutico proposto por Paul Ricoeur. Os resultados mostram que as práticas de cuidado da saúde mental juvenil se configuram como processos em rede, na dimensão estrutural e na dimensão micropolítica. A disponibilidade, a cotidianidade e a continuidade são atributos dessa rede de relações. Discute-se o conceito de saúde mental como tensão de forças individuais e coletivas, assim como a potência da resistência e das noções de cuidado de si e dos outros.

Keywords : Saúde Mental; Narrativa; Juventude; Medellín; Porto Alegre.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License