SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número38La producción de salud y subjetividades en las narrativas de los usuarios del SUS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión impresa ISSN 1519-549Xversión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

BOTERO, Jose Camilo Suaza  y  ROCHA, Cristianne Famer. A configuração das práticas de cuidado da saúde mental juvenil em Medellín e Porto Alegre: uma narrativa de si. Rev. psicol. polít. [online]. 2017, vol.17, n.38, pp. 181-195. ISSN 1519-549X.

O artigo reflete sobre as maneiras de produção da saúde mental juvenil, desde uma visão coletiva, sistêmica e interdisciplinar, nas cidades de Medellín (Colômbia) e Porto Alegre (Brasil). O objetivo foi compreender como se configuram as práticas de cuidado da saúde mental de jovens nos cenários das duas cidades. A narrativa de si foi a perspectiva metodológica utilizada e o processo analítico compreendeu o arco hermenêutico proposto por Paul Ricoeur. Os resultados mostram que as práticas de cuidado da saúde mental juvenil se configuram como processos em rede, na dimensão estrutural e na dimensão micropolítica. A disponibilidade, a cotidianidade e a continuidade são atributos dessa rede de relações. Discute-se o conceito de saúde mental como tensão de forças individuais e coletivas, assim como a potência da resistência e das noções de cuidado de si e dos outros.

Palabras clave : Saúde Mental; Narrativa; Juventude; Medellín; Porto Alegre.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License