SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número39Por los entremeznos del análisis del discurso: en los hilos de Michel Pêcheux índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión impresa ISSN 1519-549Xversión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

SOARES, Lissandra Vieira  y  MACHADO, Paula Sandrine. "Escrevivências" como ferramenta metodológica na produção de conhecimento em Psicologia Social. Rev. psicol. polít. [online]. 2017, vol.17, n.39, pp. 203-219. ISSN 1519-549X.

A partir da escrita de histórias de vida de mulheres negras e seus entrelaçamentos com a Política de Assistência Social, o artigo apresenta o conceito de "escrevivências", de autoria da escritora Conceição Evaristo, como método de investigação e produção de conhecimento nas Ciências Humanas e Sociais e, em particular, no campo da Psicologia Social. A produção de Evaristo aponta para o necessário incômodo que a escrita de mulheres negras precisa provocar no interior da produção científica hegemônica, marcadamente branca e androcêntrica, como um sinal da virada epistêmica em que essa produção se insere, bem como por sustentar a força de uma ética engajada à militância nos escritos e movimentos políticos de mulheres negras. Ainda, apresentamos análises realizadas a partir das histórias de vida de mulheres negras e seus percursos na política de Assistência Social. Por meio delas, são problematizados diferentes elementos, tais como aspectos relacionados à lógica de gestão dos corpos e à precarização da política de Assistência Social, mas também às margens de agência das usuárias diante do acompanhamento, aos seus movimentos de resistência e às trajetórias fugidias utilizadas por elas.

Palabras clave : Escrevivências; Escrita feminina negra; Metodologia de pesquisa; Psicologia Social; Assistência Social.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License