SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número39"Escrevivências" como ferramenta metodológica na produção de conhecimento em Psicologia SocialSobre o "moralismo" dos comitês de ética índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

PATTI, Ane Ribeiro; SOUSA, Lucília Maria Abrahão e  e  GARCIA, Dantielli Assumpção. Pelos entremeios da análise do discurso: nos fios de Michel Pêcheux. Rev. psicol. polít. [online]. 2017, vol.17, n.39, pp. 220-231. ISSN 1519-549X.

Neste texto, buscamos revisitar o surgimento da Análise de Discurso teorizada por Michel Pêcheux na Paris da década de 1960, do Maio de 1968. Para isso, retomamos os principais interlocutores com os quais Pêcheux manteve um diálogo (Ferdinand de Saussure, Louis Althusser, Jaques Lacan) e o modo como o filósofo foi, em um entremeio teórico, deslocando conceitos da Linguística, do Materialismo Histórico e da Psicanálise e questionando as evidências (do sujeito, dos sentidos, da história) para fundar um outro modo de inscrição teórica/analítica nas Ciências Humanas e Sociais, no qual a noção de sujeito (afetado pela ideologia e pelo inconsciente), deixada de lado pelo estruturalismo até então vigente, é colocada no centro das teorizações.

Palavras-chave : Análise de Discurso; Michel Pêcheux; Sujeito; Ciências Humanas e Sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License