SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número39Pelos entremeios da análise do discurso: nos fios de Michel PêcheuxSaúde Coletiva e movimento social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

GUERRA, André; STENZEL, Lucia Marques  e  GUARESCHI, Pedrinho Arcides. Sobre o "moralismo" dos comitês de ética. Rev. psicol. polít. [online]. 2017, vol.17, n.39, pp. 232-246. ISSN 1519-549X.

Este artigo problematiza a difícil função atribuída aos comitês de ética: a de institucionalizarem a ética, dimensão que é crítica por excelência, isto é, contraditória e movediça; arredia, portanto, a qualquer forma instituída e estanque de se manifestar. Afirma-se que a institucionalização empreendida nos comitês de ética sustenta-se em pressupostos que se chocam frontalmente com o próprio exercício ético, terminando por consolidar nesses espaços a cristalização daquilo que será nomeado aqui de "moral cientificista moderna", a qual se ergue como um critério supremo para atribuir ou negar o caráter "científico" às diversas propostas de pesquisa. Como consequência dessa moralização da ciência, vislumbra-se o empobrecimento da capacidade crítica e transformadora das propostas oriundas das universidades. A título de ilustração dessa problemática, será analisado o texto de um parecer consubstanciado acerca de uma proposta de pesquisa submetida pelos autores e que fora negada por um comitê de ética de uma universidade federal brasileira.

Palavras-chave : Comitês de ética; epistemologia, ética.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License