SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número39Sobre o "moralismo" dos comitês de éticaPolíticas Marginais: Arte para Além do Binarismo Barbárie ou Civilidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

CONCEICAO, Hevelyn Rosa Machert da. Saúde Coletiva e movimento social. Rev. psicol. polít. [online]. 2017, vol.17, n.39, pp. 247-260. ISSN 1519-549X.

O presente artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado e interessa-se por discutir a relação entre diferentes movimentos sociais na década de 1970 e o surgimento de um novo campo de práticas e saberes: a Saúde Coletiva. Partimos de uma contextualização do cenário nacional na área da saúde à época para, em seguida, analisar a formação de movimentos sociais e sua atuação no debate sobre a situação de saúde e a reforma sanitária. A metodologia busca lançar o olhar para uma história heterogênea à medida que os acontecimentos não são vistos como blocos lineares encerrados no tempo passado, permitindo a sua atualização no presente. A partir dessa análise, afirmamos a constituição plural da Saúde Coletiva e sua potência como um campo gerador de problemas, inventivo, capaz de criar novas questões para a área da saúde que atravessem as fronteiras disciplinares e que possibilitem outras construções de saber.

Palavras-chave : movimentos sociais; Saúde Coletiva; políticas públicas; interdisciplinaridade.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License