SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue39Colective health and social movementThe Youth of peripheries as a target of violence: an analysis of statements spread by brazilian society author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

Print version ISSN 1519-549XOn-line version ISSN 2175-1390

Abstract

MACERATA, Iacã Machado; COSTA, Luis Artur  and  SILVA, Rodrigo Lages e. Políticas Marginais: Arte para Além do Binarismo Barbárie ou Civilidade. Rev. psicol. polít. [online]. 2017, vol.17, n.39, pp. 261-276. ISSN 1519-549X.

A abordagem clássica do Estado para com os sujeitos que orbitam as esferas desprestigiadas do capital vem lançando mão de conceitos como o de exclusão social e sujeitos em vulnerabilidade. Subjaz a estes conceitos a oposição: bárbaros x civilizados, fazendo recair apenas sobre os primeiros a pecha de violentos. Neste ensaio, discutimos as estratégias de conduzir as condutas daqueles tomados pelas Políticas de Estado como sujeitos a corrigir. Contrapomos a tais práticas as operações estéticas realizadas por dois artistas brasileiros: o artista plástico Helio Oiticica e o poeta Waly Salomão. Em suas experimentações estes criadores nos legaram importantes operações éticas que, ao produzirem híbridos paradoxais entre civilidade e barbárie, permitem a passagem de uma Política do Estado para uma Política do Comum.

Keywords : Políticas Públicas; Barbárie; Civilização; Waly Salomão; Hélio Oiticica.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License