SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número39A Juventude das periferias como alvo da violência: uma análise sobre enunciados difundidos pela sociedade brasileiraPrecarização do trabalho e efeitos subjetivos: interlocuções entre práticas de pesquisa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

LEOPOLDO, Rafael. Análise d'O anti-Édipo: críticas de Deleuze e Guattari a Sigmund Freud. Rev. psicol. polít. [online]. 2017, vol.17, n.39, pp. 293-303. ISSN 1519-549X.

Este artigo é uma breve análise do livro O anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia, de Gilles Deleuze e Félix Guattari, com foco em 5 pontos: 1) o livro máquina; 2) a psiquiatria e a psicanálise; 3) a crítica ao desejo; 4) a crítica ao inconsciente; 5) e a centralidade do complexo de Édipo. Esta análise tem como objetivo reafirmar o diálogo dos filósofos com a psicanálise, principalmente, com a psicanálise freudiana. Reatar este diálogo é apontar a importância da filosofia como um saber que muitas vezes se mostra crítico à psicanálise. Porém, não acreditamos que O anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia seja um "adeus" à psicanálise, como apontado pelos autores. A obra de Gilles Deleuze e Félix Guattari nos parece mais um indutor de um diálogo que ainda não foi levado às suas últimas consequências; a filosofia sendo interpelada pela psicanálise e a psicanálise sendo interpelada pela filosofia de forma produtiva.

Palavras-chave : esquizoanálise; inconsciente; complexo de Édipo.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License