SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número39Precarização do trabalho e efeitos subjetivos: interlocuções entre práticas de pesquisaSaúde da mulher: o que é poderia ser diferente? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

DEMETRI, Felipe Dutra  e  TONELI, Maria Juracy Filgueiras. Performatividade contra a precariedade: modulações do sujeito político na obra de Judith Butler. Rev. psicol. polít. [online]. 2017, vol.17, n.39, pp. 318-326. ISSN 1519-549X.

Objetivamos apresentar as diferentes modalidades em que o sujeito político é abordado ao longo da obra da filósofa norte-americana Judith Butler, e quais são as diferentes modalidades de resistência e subversão. Nesse sentido, dividimos o texto em duas partes: a primeira cuida das obras iniciais de Butler, período em que a autora concebe o gênero a partir da performatividade. A segunda parte trata das obras mais recentes da filósofa, em que problematizou questões como ética, reconhecimento e distribuição de precariedade. Para a autora é possível encontrar agência política mesmo nesses atores frequentemente considerados como "excluídos". Por fim, sublinhamos as recentes apostas da filósofa, que sugere uma política de coalizões.

Palavras-chave : Judith Butler; política; performatividade; gênero; precariedade.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License