SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue39Performativity against precariousness: the modulations of the political subject in the work of Judith ButlerConjugal Separation Genealogy in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

Print version ISSN 1519-549XOn-line version ISSN 2175-1390

Abstract

VASCONCELOS, Michele de Freitas Faria de; FELIX, Jeane  and  GATTO, Graziela Maria da Silva. Saúde da mulher: o que é poderia ser diferente?. Rev. psicol. polít. [online]. 2017, vol.17, n.39, pp. 327-339. ISSN 1519-549X.

Por meio de cenas pinçadas de nossas trajetórias de trabalho, formação e pesquisa na Saúde Coletiva, esse artigo objetiva problematizar (desnaturalizar) modos de produzir cuidado, ampliando sentidos para os termos mulher e saúde. A partir da análise destas experiências profissionais, apostamos na ideia de que a saúde das mulheres é influenciada, de maneira relevante, pela interseção entre relações de gênero e territórios de vulnerabilidade. Infere-se com o artigo que parece ser preciso reconhecê-la, na direção de contribuir com a humanização da gestão e atenção às mulheres nos serviços de saúde, considerando suas singularidades, fomentando protagonismo, bem como tecendo práticas interdisciplinares e intersetoriais.

Keywords : Saúde das mulheres; Vulnerabilidades; Protagonismo; Interdisciplinaridade; Intersetorialidade.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License