SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número39Performatividade contra a precariedade: modulações do sujeito político na obra de Judith ButlerGenealogia do Desquite no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

VASCONCELOS, Michele de Freitas Faria de; FELIX, Jeane  e  GATTO, Graziela Maria da Silva. Saúde da mulher: o que é poderia ser diferente?. Rev. psicol. polít. [online]. 2017, vol.17, n.39, pp. 327-339. ISSN 1519-549X.

Por meio de cenas pinçadas de nossas trajetórias de trabalho, formação e pesquisa na Saúde Coletiva, esse artigo objetiva problematizar (desnaturalizar) modos de produzir cuidado, ampliando sentidos para os termos mulher e saúde. A partir da análise destas experiências profissionais, apostamos na ideia de que a saúde das mulheres é influenciada, de maneira relevante, pela interseção entre relações de gênero e territórios de vulnerabilidade. Infere-se com o artigo que parece ser preciso reconhecê-la, na direção de contribuir com a humanização da gestão e atenção às mulheres nos serviços de saúde, considerando suas singularidades, fomentando protagonismo, bem como tecendo práticas interdisciplinares e intersetoriais.

Palavras-chave : Saúde das mulheres; Vulnerabilidades; Protagonismo; Interdisciplinaridade; Intersetorialidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License