SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue39Women's Health: what is it could be different?Some reflections on the possible contemporary relevance to the psychology of politics of Gramsci's concept of common sense author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

Print version ISSN 1519-549XOn-line version ISSN 2175-1390

Abstract

SANTANA, Inês Helena Batista de; RIOS, Luis Felipe  and  MENEZES, Jaileila de Araújo. Genealogia do Desquite no Brasil. Rev. psicol. polít. [online]. 2017, vol.17, n.39, pp. 340-350. ISSN 1519-549X.

O artigo propõe reflexões preliminares acerca de um dos objetivos da pesquisa de doutorado intitulada: "Sexualidade liberada? Experiências do desquite, a partir das narrativas de mulheres da Região Metropolitana do Recife/PE". Tal objetivo é o que busca historicizar o contexto sociocultural das mulheres e da sexualidade, no período da instituição do desquite. As reflexões propostas serão abordadas numa perspectiva genealógica, conforme as ponderações e considerações provocadas pelo filósofo Michel Foucault, na sua obra "História da Sexualidade 1 - a vontade de saber". No intento de desencadear tais reflexões, será utilizado um fragmento de trabalho publicado nos Cadernos do Congresso Nacional de Linguística e Filologia, em 2013; realizado por Barreto e Queiroz, ambas da Universidade Estadual de Feira de Santana/BA (UEFS). O fragmento refere-se à síntese comentada de uma ação de desquite lavrada no município de Feira de Santana/BA, no início do século XX.

Keywords : Sexualidade; Desquite; Mulheres; Genealogia; Foucault.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License