SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número39Saúde da mulher: o que é poderia ser diferente?Algumas considerações sobre a possível atual relevância do conceito gramsciano de senso comum para a psicologia da política índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

SANTANA, Inês Helena Batista de; RIOS, Luis Felipe  e  MENEZES, Jaileila de Araújo. Genealogia do Desquite no Brasil. Rev. psicol. polít. [online]. 2017, vol.17, n.39, pp. 340-350. ISSN 1519-549X.

O artigo propõe reflexões preliminares acerca de um dos objetivos da pesquisa de doutorado intitulada: "Sexualidade liberada? Experiências do desquite, a partir das narrativas de mulheres da Região Metropolitana do Recife/PE". Tal objetivo é o que busca historicizar o contexto sociocultural das mulheres e da sexualidade, no período da instituição do desquite. As reflexões propostas serão abordadas numa perspectiva genealógica, conforme as ponderações e considerações provocadas pelo filósofo Michel Foucault, na sua obra "História da Sexualidade 1 - a vontade de saber". No intento de desencadear tais reflexões, será utilizado um fragmento de trabalho publicado nos Cadernos do Congresso Nacional de Linguística e Filologia, em 2013; realizado por Barreto e Queiroz, ambas da Universidade Estadual de Feira de Santana/BA (UEFS). O fragmento refere-se à síntese comentada de uma ação de desquite lavrada no município de Feira de Santana/BA, no início do século XX.

Palavras-chave : Sexualidade; Desquite; Mulheres; Genealogia; Foucault.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License