SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número39Genealogia do Desquite no BrasilPreditores psicossociais subjacentes ao pensamento político: um estudo em duas populações universitárias da Costa Rica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

COLUCCI, Francesco Paolo  e  ROSA, Leandro Amorim. Algumas considerações sobre a possível atual relevância do conceito gramsciano de senso comum para a psicologia da política. Rev. psicol. polít. [online]. 2017, vol.17, n.39, pp. 351-369.. ISSN 1519-549X.

O presente trabalho desenvolve um percurso histórico, em especial no que se refere à Itália, do papel contraditório e contrastante do pensamento de Gramsci na política e na cultura. São abordados motivos da descoberta tardia e da escassa valorização das ideias sobre senso comum desenvolvidas nos "Cadernos do Cárcere". Questiona-se sobre a atualidade de tais ideias, as quais se relacionam com a hegemonia cultural e o vínculo entre élites e massas. É elaborada uma reflexão sobre a contribuição que essas ideias podem dar na atual fase de mudança social caracterizada por novos movimentos e novas formas políticas, bem como novos meios de comunicação. Emergem assim questões que, especialmente em países como o Brasil, podem ser trabalhadas a partir da relação entre as ideias de Gramsci, as propostas de Lewin - em particular a sua pesquisa-ação - e uma psicologia crítica e emancipatória.

Palavras-chave : Gramsci; Senso Comum; Psicologia Crítica; Pesquisa-ação; Psicologia Política.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License