SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número39Algunas consideraciones sobre la posible relevancia actual del concepto gramsciano de sentido común para la psicología políticaUn Cuestionario de actitudes hacia la Política validado en habitantes de la ciudad de Arequipa, Perú índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión impresa ISSN 1519-549Xversión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

QUIROS, Rafael Román  y  SIBAJA, Massiel Arroyo. Preditores psicossociais subjacentes ao pensamento político: um estudo em duas populações universitárias da Costa Rica. Rev. psicol. polít. [online]. 2017, vol.17, n.39, pp. 370-385. ISSN 1519-549X.

O objetivo da pesquisa foi determinar a relação entre as variáveis dependentes atitudes para com a liberdade econômica e autoritarismo com as variáveis independentes: a) nível de dominância social, b) atribuição de pobreza, c) nível de religiosidade individual e d) percepção da natureza humana. As variáveis dependentes que pretendem representar o pensamento político foram representadas por duas variáveis escalares, uma de atitudes em relação à liberdade econômica que representa a tradicional "esquerda - direita" e outra de autoritarismo. O estudo foi realizado com uma amostra de 196 estudantes de duas universidades de Costa Rica, uma pública e uma privada especializada em ciências da saúde. Destacam-se como resultados a relação entre a orientação em relação à dominância social e o autoritarismo, além de relações significativas entre a religiosidade e as variáveis: a) autoritarismo, b) libertade econômica (direita econômica) y c) a percepção positiva naturaza humana.

Palabras clave : Ideologia política; autoritarism o; direita; orientação à dominância social; atribuição de pobreza; religiosidade; percepção da natureza humana.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License