SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número39Algumas considerações sobre a possível atual relevância do conceito gramsciano de senso comum para a psicologia da políticaUm Questionário de atitudes à Política validado em habitantes da cidade de Arequipa, Peru índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

QUIROS, Rafael Román  e  SIBAJA, Massiel Arroyo. Preditores psicossociais subjacentes ao pensamento político: um estudo em duas populações universitárias da Costa Rica. Rev. psicol. polít. [online]. 2017, vol.17, n.39, pp. 370-385. ISSN 1519-549X.

O objetivo da pesquisa foi determinar a relação entre as variáveis dependentes atitudes para com a liberdade econômica e autoritarismo com as variáveis independentes: a) nível de dominância social, b) atribuição de pobreza, c) nível de religiosidade individual e d) percepção da natureza humana. As variáveis dependentes que pretendem representar o pensamento político foram representadas por duas variáveis escalares, uma de atitudes em relação à liberdade econômica que representa a tradicional "esquerda - direita" e outra de autoritarismo. O estudo foi realizado com uma amostra de 196 estudantes de duas universidades de Costa Rica, uma pública e uma privada especializada em ciências da saúde. Destacam-se como resultados a relação entre a orientação em relação à dominância social e o autoritarismo, além de relações significativas entre a religiosidade e as variáveis: a) autoritarismo, b) libertade econômica (direita econômica) y c) a percepção positiva naturaza humana.

Palavras-chave : Ideologia política; autoritarism o; direita; orientação à dominância social; atribuição de pobreza; religiosidade; percepção da natureza humana.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License