SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número39Um Questionário de atitudes à Política validado em habitantes da cidade de Arequipa, Peru índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

MANZI, Adrián  e  PARISI, Elio Rodolfo. Intervenções da psicologia no plano diretor de saúde em saúde pública de San Luis, Argentina. Rev. psicol. polít. [online]. 2017, vol.17, n.39, pp. 399-416. ISSN 1519-549X.

O objetivo deste estudo é abordar o Plano Diretor de Saúde 2014-2025 de San Luis, Argentina, aprovado pelo Decreto do Poder Executivo Nº 3991 MOH-2014, o qual integra a LeiN° 0813 - 2012 - de Atenção Primária da saúde, conceituadas como políticas públicas, consideradoscomo política pública, e analisar se a psicología poderia desenvolver o seu trabalho profissional no campo da saúde pública. Trata-se, portanto, de uma pesquisa em saúde pública que será orientada em dois vértices: epidemiologia e políticas públicas. A psicologia da saúde deve indicar que ela possui um vasto campo disciplinar diversificado, no qual a psicologia clínica, a psicologia social comunitária e a psicologia comportamental estão conectadas indefectivelmente com educação e medicina, entre outras disciplinas. Como a saúde pública é apresentada, é uma condição necessária para a psicologia estar ciente das estatísticas epidemiológicas, ou situação epidemiológica da população a qualquer participar. É, portanto, uma pesquisa em saúde pública que incide sobre dois vértices: epidemiologia e políticas públicas.

Palavras-chave : Psicologia; Saúde Pública; Política Pública; Piscología Política.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License