SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue40Some resources for critical research: reflections on intersectionality, reflexivity and situationality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

Print version ISSN 1519-549XOn-line version ISSN 2175-1390

Abstract

PARKER, Ian. Desconstruindo o discurso terapêutico: identidade e interioridade. Rev. psicol. polít. [online]. 2017, vol.17, n.40, pp. 431-442. ISSN 1519-549X.

Este artigo parte das abordagens "sócio-construcionistas" em psicologia e disciplinas correlatas, que questionam os preceitos sustentados por acadêmicos e profissionais acerca de como nossas mentes funcionam e a maneira como nos comportamos. Parte do projeto de pesquisa crítica em psicologia, que se ocupa da construção social de fenômenos da psicoterapia e psicologia, dedica-se a olhar para as condições culturais mais amplas a partir das quais tratamos desses temas. O discurso terapêutico, conforme essa perspectiva, deve ser analisado no contexto da "cultura psicológica". O artigo desenvolve uma análise do discurso terapêutico a fim de entender como a identidade de psicoterapeutas é atuada. A desconstrução da identidade em psicoterapia volta-se também, dessa forma, à tarefa de desconstrução das noções de interioridade que sustenta a psicoterapia na cultura psicológica contemporânea.

Keywords : Terapia; discurso; desconstrução; identidade; interioridade.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License