SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue40Some resources for critical research: reflections on intersectionality, reflexivity and situationalityBetween justice and pathologisation: reflections on epistemic and material violence in transnational migration and domestic violence research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

Print version ISSN 1519-549XOn-line version ISSN 2175-1390

Abstract

SATO, Fernanda Ghiringhello; MARTINS, Raonna Caroline Ronchi; GUEDES, Carina Ferreira  and  ROSA, Miriam Debieux. O dispositivo grupal em psicanálise: questões para uma clínica política do nosso tempo. Rev. psicol. polít. [online]. 2017, vol.17, n.40, pp. 484-499. ISSN 1519-549X.

Buscamos trazer novos aportes à utilização de dispositivos grupais nos serviços que executam políticas sociais como estratégia clínico-política de resistência à lógica de individualização e massificação do sofrimento, a partir do referencial psicanalítico. Problematizamos o uso, amiúde indiscriminado, de técnicas grupais, para apresentar aspectos éticos e teóricos da psicanálise freudolacaniana que norteiam o grupo como dispositivo clínico. Considerando alianças que podem unir um grupo - identificação, demanda e transferência - e seus possíveis efeitos de massificação, discutimos os desafios de sustentar a função de analista ao se operar esse dispositivo, que, no caso do grupo, será subverter os possíveis obstáculos, transformando-os em força viva, em resistência ao discurso de um grupo social que se quer fazer hegemônico. A partir da nossa experiência com grupos realizados em segmentos da política de Assistência Social e Direitos Humanos, trazemos vinhetas de supervisões e experiências no campo, proporcionando debates sobre grupos enquanto prática clínico-política.

Keywords : grupo; psicanálise, situações sociais críticas; clínica política; resistência.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License